A Universidade de Waterloo melhora a aprendizagem e economiza fundos com o uso do Maple T.A. - User Case Studies - Maplesoft

Estudo de caso de usuário: A Universidade de Waterloo melhora a aprendizagem e economiza fundos com o uso do Maple T.A.

A Universidade de Waterloo enfrentou um problema bem conhecido: Aumentar a matrícula e diminuir os orçamentos. Eles acreditam piamente que os estudantes precisam fazer ativamente exercícios de matemática para aprendê-la, então seus cursos envolvem testes e trabalhos com bastante frequência. Sua abordagem original para lidar com esta carga de trabalho envolvia centenas de assistentes de ensino e avaliadores de cursos de graduação para ajudar nas correções, mas isso deixou de ser uma opção viável devido ao crescimento das turmas e à redução dos orçamentos para o apoio pedagógico. Como uma instituição reconhecida pela qualidade de seu ensino de matemática, o corpo docente da Universidade de Waterloo não estava disposto a comprometer a aprendizagem de seus alunos, reduzindo o número de trabalhos availados, que eram oferecidos em cada curso. Eles tiveram que encontrar outra solução.

A Universidade de Waterloo escolheu o Maple T.A. para automatizar as tarefas de avaliação para muitos de seus cursos, cuja base é a matemática. Hoje, o Maple T.A. é utilizado para distribuir testes e trabalhos para aproximadamente 9.000 alunos por ano, estendido por mais de 40 cursos. Os estudantes das faculdades de matemática, engenharia e ciências usam o Maple T.A. todos os dias. Por exemplo, todos os seis primeiros cursos obrigatórios, cursados pelos estudantes de matemática durante o primeiro e segundo ano, contam com o Maple T.A. para distribuir trabalhos regulares aos estudantes. Às vezes, cerca de 800 estudantes usam o sistema ao mesmo tempo.

Depois de adotar o Maple T.A., a universidade reduziu seu orçamento referente aos avaliadores em um terço. Embora a economia seja substancial e bem-vinda, a universidade também considera o Maple T.A. como uma importante ferramenta de ensino, que oferece benefícios reais à qualidade da educação dos estudantes. Através do Maple T.A., os alunos têm a oportunidade de praticar questões que, normalmente, teriam que resolver completamente sozinhos e, inclusive, recebem feedback instantâneo, mostrando-lhes onde podem melhorar. Por sua vez, visto que as perguntas claras e diretas são controladas pelo Maple T.A., os avaliadores humanos têm mais tempo para se dedicar a dar um feedback ponderado sobre as soluções dos estudantes às perguntas mais desafiadoras, que compõem os trabalhos escritos.

“O Maple T.A. tem feito uma enorme diferença para nós, em muitos níveis”, disse Carrie Howells, Coordenadora de Apoio Instrucional para a instalação de informática da faculdade de matemática. “Podemos oferecer um número adequado de trabalhos aos nossos alunos, sem sobrecarregá-los e eles apreciam a melhoria do feedback em todos os seus trabalhos. Além disso, depois que passamos a usar o Maple T.A., descobrimos que podemos economizar aproximadamente $ 100.000 dólares canadenses por ano em nosso orçamento destinado à avaliação, os quais podemos usar para financiar atividades e programas que, de outra maneira, não poderíamos oferecer.”

Impressionada com os resultados até agora, a administração tem planos de expandir ainda mais o uso do Maple T.A. para incluir mais cursos, tanto dentro como fora das faculdades de matemática, ciências e engenharia e, inclusive, no campus principal e em seu campus satélite em Dubai. Eles também estão procurando substituir o seu processo de testes para availar a comprehensão de matemática, cuja mão-de-obra é intensiva e de logística complexa e que envolve milhares de alunos do primeiro ano, com a solução automatizada do Maple T.A.

Transforming the University of the Virgin Islands’ Placement Testing Process